Campanha Outubro Rosa

O Outubro Rosa é uma campanha internacional de conscientização sobre o câncer de mama. O objetivo principal desta iniciativa é sensibilizar a sociedade para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dessa doença, que afeta milhões de mulheres em todo o mundo, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.  

A campanha foi criada nos Estados Unidos na década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura da Fundação Susan G. Komen for the Cure, realizada em Nova York (EUA), se espalhando por todo o globo e se tornando um movimento poderoso de solidariedade e informação.   

Durante este mês, monumentos icônicos, edifícios públicos, e até mesmo cidades inteiras são iluminados com a cor rosa, simbolizando o apoio à causa e a luta contra o câncer de mama.  

O câncer de mama é o tipo mais comum de câncer entre as mulheres, tendo sido estimado cerca de 2,3 milhões de casos novos para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. Para o Brasil, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023.  

Embora seja um tema difícil de tratar, falar abertamente sobre o câncer pode ajudar a esclarecer mitos e verdades e, com isso, aumentar o conhecimento e diminuir o temor associado à doença.  

Quando diagnosticado precocemente, as chances de cura são muito maiores. Por isso, a campanha enfatiza a importância da realização de exames de rotina, como a mamografia, e da adoção de hábitos saudáveis que podem ajudar na prevenção dessa doença.  

Um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início. Mas muitas pessoas, por medo ou desinformação, evitam o assunto e acabam atrasando o diagnóstico. Por isso, é preciso desfazer crenças sobre o câncer, para que a doença deixe de ser vista como uma sentença de morte ou um mal inevitável e incurável.   

O câncer de mama apresenta sinais e sintomas em suas fases iniciais. Detectá-los precocemente traz melhores resultados no tratamento e ajuda a reduzir a mortalidade. Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: 

  • -> caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; 
  • -> pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; 
  • -> alterações no bico do peito (mamilo); 
  • -> saída espontânea de líquido de um dos mamilos;  
  • -> também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).  

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece exames de diagnóstico e tratamento para o câncer de mama, sendo a porta de entrada, em Minas Gerais, as unidades básicas de saúde, que acolhem e orientam os pacientes conforme cada caso.  

O exame de mamografia realizado pelo SUS inclui mamografia de rastreamento, indicada para mulheres de 50 a 69 anos sem sinais e sintomas de câncer de mama, a cada dois anos e mamografia diagnóstica, indicada para avaliar lesões mamárias suspeitas, em qualquer idade e em homens.  

A solicitação do exame deve ser feita pelo profissional de saúde, durante a consulta ou em estratégias de busca ativa de mulheres, como a visita domiciliar.  

Conforme diretrizes do Ministério da Saúde/INCA, as estratégias de diagnóstico devem ser formadas pelo tripé - população alerta para sinais e sintomas suspeitos de câncer; profissionais de saúde também em alerta e capacitados para avaliação dos casos suspeitos e serviços de saúde preparados para garantir a confirmação diagnóstica oportuna, com qualidade, garantia da integralidade e continuidade da assistência em toda a linha de cuidado.  

Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: 

  • -> envelhecimento; 
  • -> determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher; 
  • -> histórico familiar de câncer de mama; 
  • -> consumo de álcool; 
  • -> excesso de peso; 
  • -> atividade física insuficiente; 
  • -> exposição à radiação ionizante.  

O Outubro Rosa também promove a solidariedade e o apoio às mulheres que enfrentam o câncer de mama. É um momento para celebrar a coragem e a determinação das sobreviventes e para lembrar que ninguém está sozinho nessa jornada.  

É essencial à adesão ao movimento Outubro Rosa com o compromisso de informar, conscientizar e apoiar todas as mulheres em sua luta contra o câncer de mama. Juntos podemos fazer a diferença e contribuir para que mais mulheres tenham a oportunidade de vencer essa doença.   

Vamos pintar o mês de outubro de rosa e lembrar que a prevenção e o cuidado com a saúde são fundamentais para uma vida plena e saudável. Junte-se a nós nessa causa! 

Material complementar:  


 

 

Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas – DIDP
Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas – SGDP  

Última atualização: terça, 3 Out 2023, 19:21