Categoria: Cursos Presenciais

Cursos presenciais, espaço para atividades complementares e impressão de certificados.

A capacitação Atividade de Elaboração de Pareceres Jurídicos e Análise dos Autos de Infração AmbientaisIntervenções em Flora e Autos de Infração Ambientais, promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável-Semad, teve como objetivo tratar os seguintes temas: Flora no Estado de Minas Gerais; Aspectos Materiais e Formais dos Autos de Infração; Aspectos Legais dos Autos de Infração; Intervenções em Vegetação Nativa; Intervenções em Áreas de Preservação Permanente; e Biomas e Estágios Sucessionais da Vegetação Nativa.

 Data:  maio,  junho e julho de 2019 

 Local:  Centro Universitário Newton Paiva
  • Participantes inscritos: 27

A capacitação para o licenciamento ambiental de atividades minerárias foi planejada para alcançar servidores da Semad que atuam ou que venham a atuar na regularização de empreendimentos minerários e demais servidores envolvidos com a temática atuantes no Sisema.

Ao final da capacitação o servidor terá uma visão sistêmica dos procedimentos, métodos e técnicas necessários para a regularização ambiental em todas as fases da atividade minerária. Veja a programação completa aqui!

Módulo   I :  Dias: 17 e 18 de junho de 2021........................ Horário: das 08h às 12h

Módulo  II :  Dias: 1, 2, 6, 7 e 8 de julho de 2021 ................ Horário: das 13h30min às 17h30hmin 

Módulo III :  Dias: 17, 18 e 19 de agosto e 28, 29 e 30 de setembro de 2021... Horário: das 13h30min às 17h30hmin

Objetivo:  Capacitar Analistas e Gestores Ambientais das Superintendências Regionais de Regularização Ambiental - SUPRAM e Unidades Regionais de Gestão das Águas – URGA.

Conteúdo programático: 

Introdução aos Conceitos de Área de Conflito e Outorga Coletiva;

Alocação de Recursos Hídricos em Bacias de Conflitos; 

Apresentação de Ferramentas de Análise,

Metodologia de Análise para Simulação de Barramentos.

  • Participantes inscritos: 18

O curso teve como objetivo promover a capacitação e alinhamento quanto aos procedimentos a serem adotados, de forma a otimizar os trabalhos desenvolvidos no âmbito do licenciamento ambiental, promovendo dessa forma uma maior eficiência e celeridade no cumprimento das metas estabelecidas no Programa de Eficiência Ambiental – PEA, além de discutir os principais procedimentos do Gerenciamento de Áreas Contaminadas por meio da aplicação das Deliberações Normativas do Estado de Minas Gerais, das Normas da ABNT e outros procedimentos. E também buscou abordar os aspectos técnicos e jurídicos relacionados ao Programa de Gestão de Barragens da FEAM.

Data: De 21 a 24 de agosto de 2018

  Local: Supram Central Metropolitana, Belo Horizonte - MG

  • Participantes inscritos: 34