Agosto Dourado: “Possibilitando a amamentação: fazendo a diferença para mães e pais que trabalham”. 

O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado por simbolizar o incentivo ao aleitamento materno, uma campanha mundial que visa conscientizar sobre a relevância do tema para a saúde e bem-estar das mães e seus bebês, sendo a cor dourada relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite humano. Durante esse período, diversas ações são promovidas para informar, apoiar e incentivar essa prática.   

Essa iniciativa tem como objetivo fortalecer o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida da criança e sua continuidade até os dois anos ou mais, além de dar suporte a mulheres e redes de apoio quanto a amamentação segura e seus benefícios.  

Para o ano de 2023 a Aliança Mundial para Ação de Aleitamento Materno (WABA, em inglês) divulgou o tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno com o slogan “Possibilitando a amamentação: fazendo a diferença para mães e pais que trabalham” (Enabling breastfeeding: Making a difference for working parentes, no original).  

Ao encontro desse tema a Seplag publicou, em março desse ano, a Resolução SEPLAG nº 35/2023 regulamentando intervalos na jornada de trabalho e assegurando à servidora lactante, cujo filho tenha até 2 (dois) anos de idade, a concessão de 1 (um) intervalo de 30 (trinta) minutos, a cada 4 (quatro) horas de jornada de trabalho desempenhada, para fins de amamentação.  

Atualmente, no Brasil, a amamentação exclusiva alcança 45,8% dos bebês com até seis meses. A meta estabelecida pela Organização Mundial da Saúde é de aumentar em 50% a taxa de aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida até 2025.  

Para as mulheres, amamentar ajuda na recuperação pós-parto, reduz o risco de desenvolvimento do câncer de útero e câncer de mama. Para o bebê, fornece todos os nutrientes essenciais para o crescimento saudável, fortalece o sistema imunológico, reduz os riscos de obesidade, desenvolvimento de diabetes, casos de diarreia, infecções respiratórias, hipertensão, colesterol alto, além de reduzir a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos. Além disso, a amamentação promove o contato físico e emocional, fortalecendo o vínculo entre mãe e filho.  

Você pode participar e apoiar essa causa inteirando-se sobre os benefícios do aleitamento materno, compartilhando informações com amigos e familiares para aumentar a conscientização sobre o tema e, se você é mãe, tornando-se uma doadora de leite materno. 

Material complementar:  

 World Alliance for Breastfeeding Action -WABA (Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno) 

 

 

Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas – DIDP
Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas – SGDP  

Última atualização: quarta, 2 Ago 2023, 14:52