JUNHO VERMELHO – DOAÇÃO DE SANGUE 

O mês de junho é dedicado à mobilização da sociedade para a doação de sangue.

Criada pelo Ministério da Saúde em 2015, a campanha Junho Vermelho objetiva incentivar o cidadão a ser doador, tendo sido escolhido o dia 14 de junho como Dia Mundial do Doador de Sangue, em homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e as várias diferenças entre os tipos sanguíneos.

O hábito de doar sangue requer responsabilidade, compromisso e, principalmente, solidariedade. O ato traz benefícios para todos: hospitais, pacientes e sociedade como um todo, além de dar mais segurança ao cidadão que, a qualquer momento, pode necessitar do procedimento transfusional. Uma bolsa de sangue pode beneficiar até quatro pessoas em situações diversas, como em cirurgias, tratamentos de doenças crônicas, situações de emergências, além de outras ocorrências em que seja necessária a transfusão.

Quem não pode doar, também pode dar a sua contribuição, conscientizando outras pessoas sobre a importância e a necessidade desse grande gesto.

Para saber como agendar a doação de sangue e obter outras informações a respeito, como as condições necessárias para a doação e os critérios de segurança adotados no procedimento, acesse: http://www.hemominas.mg.gov.br/.

“Doe sangue, doe plasma, compartilhe a vida, compartilhe com frequência”.

Lema da campanha do Dia Mundial do Doador de Sangue de 2023 promovida pela Organização Pan-Americana de Saúde - OPAS.

 

Materiais complementares: 


 

 

 

 

 

Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas – DIDP
Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas – SGDP  

Última atualização: segunda, 12 Jun 2023, 14:38