Gerando Certificado de Destinação Final de Resíduos (CDF)

No Sistema MTR, os Destinadores devem emitir para os respectivos geradores o Certificado de Destinação Final (CDF) referente à destinação dos resíduos recebidos. A geração dos CDFs não é automática e dependerá do Destinador a sua emissão e liberação, após já ter sido realizado o recebimento (“baixa”) dos MTRs no Sistema e a destinação dos respectivos resíduos ou rejeitos.

Para emitir um CDF, o Destinador deve ingressar no menu “Certificado”, como indicado abaixo.

A disponibilidade de opções neste menu dependerá do perfil do usuário.

Assim, se esse perfil for:

  1. Somente Gerador: ele terá a opção “Meus CDFs como Gerador”:
  2. Somente Destinador: ele terá a opção “Gerar CDF de MTRs emitidos pelo Sistema MTR”, “Gerar CDF de MTRs não emitidos pelo Sistema MTR”, “Gerar CDF para resíduos oriundos de acidentes e sem MTR” e “Meus CDFs como Destinador”, e
  3. Se for um Gerador e Destinador: ele terá as opções “Gerar CDF de MTRs emitidos pelo Sistema MTR”, “Gerar CDF de MTRs não emitidos pelo Sistema MTR”, “Gerar CDF para resíduos oriundos de acidentes e sem MTR”,Meus CDFs como Destinador”, “Meus CDFs como Destinador” e “Meus CDFs como Gerador”.

Através da opção “Meus CDFs como Gerador” os Geradores terão acesso aos CDFs emitidos pelos Destinadores de seus resíduos.

Antes de iniciar a emissão de CDF, o Destinador deve estar certo de que já tenha, em arquivo de formato imagem (.jpeg, .gif, .png, etc.) a assinatura digitalizada do Responsável Técnico pela emissão do CDF, pois o “upload” desse arquivo será solicitado ao se cadastrar o Responsável Técnico no sistema. Caso o Destinador tenha a possibilidade de ter mais de um Responsável Técnico, deve se assegurar que todas as assinaturas dos Responsáveis Técnicos estejam em arquivos disponíveis, pois essa informação será solicitada ao se cadastrar um Responsável Técnico durante a emissão de um CDF.

Retornando à emissão do CDF, selecione o Gerador para o qual a emissão do CDF está sendo feita. Você poderá emitir os CDFs para todos os MTRs recebidos desse gerador no período selecionado, ou selecionar um ou mais MTRs entre os relacionados. Para isso basta utilizar os campos de busca “Inserir Geradores” e “Pesquisar MTR”. Importante mencionar que se você utilizar apenas o filtro “Pesquisar MTR”, o filtro “Geradores” será ignorado.


Última atualização: sexta, 14 Fev 2020, 14:41