Recebimento do MTR Romaneio pelo destinador e finalização do MTR Romaneio pelo transportador

Ao final da rota prevista, o Destinador indicado receberá a carga de resíduos e procederá a baixa do MTR Romaneio no sistema, acessando no menu “Manifesto” a opção “Meus Romaneios como Destinador”.

Para iniciar o recebimento do MTR romaneio, o destinador deve identificar na lista de MTRs romaneios aquele a ser recebido e clicar na seta verde correspondente (ação “Receber Romaneio”), conforme exemplificado.

Ao clicar nessa seta, aparecerá a seguinte tela para preenchimento pelo destinador:

O destinador deverá informar a data de recebimento do MTR Romaneio, motorista e placa do veículo  (caso o transportador já não tenha inserido esses dados no momento do preenchimento online do Romaneio), o responsável pelo recebimento, a quantidade recebida do resíduo (nesse caso do lodo, em m³) e eventuais observações. Quando houver mudança na quantidade de geradores informada pelo transportador no momento da emissão do MTR Romaneio, caberá ao destinador retificar o dado,  informando a quantidade real de geradores no momento do recebimento do MTR Romaneio. 

Finalizado o preenchimento, é só clicar em “Receber”.

Após o recebimento dos resíduos pelo destinador, mesmo que não haja alteração na quantidade de geradores, o transportador deverá retornar ao sistema para concluir a submissão do MTR (“Finalizar MTR Romaneio”), acessando no menu “Manifesto” a opção “Meus Romaneios como Transportador”. Ao clicar em “Finalizar Romaneio” se abrirá a tela para informação das quantidades e os dados dos geradores envolvidos no MTR Romaneio. 

Veja que embora o Destinador, ao dar o recebimento do MTR Romaneio, indique a quantidade recebida total, o transportador é quem, ao finalizar o Romaneio, deve indicar a quantidade de resíduos coletados em cada gerador.

É importante salientar que a soma das quantidades declaradas pelo transportador na finalização do Romaneio deve ser igual à quantidade recebida pelo destinador, declarada no recebimento do MTR no sistema; do contrário o transportador não conseguirá salvar o romaneio finalizado. Dessa forma, o destinador deve ter muita atenção ao proceder o recebimento do um MTR Romaneio no sistema MTR, especialmente em relação à quantidade de geradores e à quantidade recebida de resíduo, pois se inserir valores errados, o transportador terá problemas ao finalizar o MTR Romaneio. 

Após finalizar o Romaneio, a situação desse MTR Romaneio será atualizada para “Finalizado” tanto para o transportador quando para o destinador.

Veja abaixo o vídeo que mostra como o Destinador realiza o recebimento do MTR Romaneio e como o Transportador realiza a finalização do MTR Romaneio no Sistema MTR-MG.

Após a finalização do MTR Romaneio pelo transportador, MTRs convencionais serão gerados automaticamente pelo sistema para cada um dos geradores (pessoa física) originalmente declarados no Romaneio. Ou seja, se o MTR Romaneio incluía 2 geradores (CPFs), após o recebimento pelo destinador e finalização do MTR Romaneio pelo transportador, 2 MTRs normais serão gerados pelo sistema MTR (um para cada gerador). O destinador poderá acessar esses MTRs acessando o menu “Manifesto”, opção “Meus MTRs”. No exemplo, a partir do Romaneio 32 ilustrado no “Link 4.10 Gerando MTR Romaneio” foram gerados os dois MTRs abaixo.

O destinador poderá a partir desse momento inclusive emitir os respectivos Certificados de Destinação Final para esses MTRs.



Última atualização: terça, 1 Set 2020, 11:02