Gerando e regularizando um MTR Provisório

O Sistema MTR permite que o gerador emita MTRs Provisórios, em caráter preventivo, para utilização em situação de eventual indisponibilidade de acesso ao sistema, visando não ficar impossibilitado nesses casos de enviar os resíduos para a destinação. Dentro deste critério o sistema disponibiliza, no menu “Manifesto”, a opção “Gerar MTRs provisórios”, gerar um MTR definitivo a partir de um MTR provisório utilizado e visualizar seus MTRs provisórios emitidos. Tão logo sua internet ou o sistema estejam restabelecidos, você deve regularizar os MTRs provisórios utilizados e passar a utilizar o sistema de emissão regular. Caso você faça uso de um MTR Provisório, após o recebimento deste pelo Destinador, você não poderá emitir um MTR pelo sistema sem antes regularizar o MTR provisório utilizado.

Mantenha alguns MTRs Provisórios emitidos e disponíveis, pois você não poderá prever quando poderão ocorrer as eventuais dificuldades temporárias de comunicação.

Ao selecionar a opção “Gerar MTRs provisórios”, o gerador será solicitado a indicar o número de MTRs Provisórios que deseja imprimir. Podem ser gerados até 99 MTR provisórios de uma só vez. Estes MTRs provisórios gerados serão gerados em PDF em um arquivo único e receberão uma numeração sequencial precedida da letra P (ex. P2538), que posteriormente será referenciada quando do preenchimento do MTR convencional.

Veja o vídeo orientativo para a geração de MTRs provisórios e visualização do relatório de MTRs provisórios.

Exemplo de um MTR Provisório:

Como visualizado no exemplo de MTR provisório, trata-se basicamente de um MTR convencional em branco, a ser preenchido a mão para envio de resíduos à destinação quando não for possível emitir o MTR convencional.

A qualquer momento você poderá visualizar os MTRs Provisórios gerados pelo sistema, podendo reimprimi-los, caso necessite, utilizando a opção “Visualizar MTRs Provisórios” no menu “Manifesto”.

Como o MTR Provisório estará registrado no sistema MTR sem as informações de um eventual envio de resíduo, quando utilizado um MTR Provisório, o mesmo deve ser reproduzido em pelo menos duas (02) vias. Uma cópia preenchida manualmente pelo gerador deve ficar com ele, para a regularização do MTR no sistema quando o motivo da indisponibilidade for sanado; a regularização é feita a partir do preenchimento de um MTR regular, que ficará vinculado a esse MTR provisório. Uma via do MTR provisório preenchida manualmente deve acompanhar a carga de resíduos durante o transporte e entregue ao Destinador, para que ele indique ao sistema o seu recebimento.

O Destinador, ao receber a carga com um MTR Provisório, acessará o menu “Manifesto”, opção “Meus MTRs” e indicará ao sistema no campo indicado abaixo o número do MTR Provisório a ser recebido.

Veja o vídeo que exemplifica como se dá o recebimento de MTRs provisórios pelo destinador.

Após a regularização do MTR, o procedimento de recebimento completo do MTR regularizado deverá ser procedido conforme no Link 4.4 Recebimento dos resíduos pelo Destinador.

Importante salientar que no caso de você ter MTRs Provisórios emitidos e utilizados (já recebidos pelo Destinador), você como Gerador só poderá emitir um novo MTR se regularizar o MTR Provisório utilizado. Você receberá uma mensagem do sistema alertando para esta necessidade.

Uma vez que o Sistema MTR esteja novamente disponível, o Gerador deve proceder a regularização dos MTRs utilizados. Para isso, o gerador pode clicar onde indicado no próprio alerta ou, no menu “Manifesto”, acessar a opção “Novo MTR usando um MTR provisório”. O gerador será solicitado a indicar a qual MTR Provisório corresponde este novo MTR, ou seja, qual o número do MTR que está sendo regularizado, e preencher os dados do MTR na seqüência.

 A tela seguinte mostra a tela de preenchimento de um MTR, utilizando um MTR provisório emitido:

Os dados a serem inseridos são aqueles preenchidos manualmente na via do MTR provisório que ficou com o gerador, que descrevem a carga de resíduos enviada quando da indisponibilidade do sistema.

O MTR emitido, resultado da regularização de um MTR Provisório, indicará a mensagem de vínculo com o correspondente MTR Provisório.  

 

Veja o vídeo orientativo para entender melhor como gerar o MTR regular a partir do MTR provisório.

O Gerador poderá ainda emitir um relatório de seus MTRs Provisórios acessando no menu “Manifesto” a opção “Relatório de MTRs Provisórios”, através do qual poderá identificar quais dos MTRs provisórios emitidos foram emitidos e, dentre estes, quais já foram utilizados e recebidos pelo destinador.



Última atualização: segunda, 31 Ago 2020, 17:55