Gerando um “Novo MTR”

Já conectado no sistema, o gerador poderá gerar um MTR referente aos resíduos que precisa enviar para a destinação adequada. Um novo MTR deve ser emitido toda vez que uma carga de resíduos for encaminhada a uma unidade de destinação. Para isso, primeiramente, no menu Manifesto, selecione a opção “Novo MTR  (Manifesto de Transporte de Resíduos)”.

Ao selecionar o “Novo MTR” o gerador será encaminhado para a tela de preenchimento dos dados do MTR a ser emitido. Inicialmente você terá de indicar, se neste MTR, o envio dos resíduos para destinação estará utilizando ou não uma unidade de Armazenamento Temporário, respondendo à pergunta “Utilizará Armazenamento Temporário?”. Por armazenamento temporário, para fins de cadastro e utilização desse sistema, entende-se a pessoa física ou jurídica que recebe o resíduo sólido ou o rejeito do gerador e o armazena por tempo determinado, visando ou não a consolidação de cargas, para posterior encaminhamento ao destinador, não efetuando qualquer outra operação; se a unidade fizer triagem já não se enquadra como armazenador temporário, devendo cadastrar-se como Destinador.

Caso seus resíduos passem por uma unidade de armazenamento temporário, o MTR somente poderá conter um (01) resíduo.  Se os resíduos não forem passar por uma unidade externa de armazenamento temporário antes de ir para a unidade de destinação, responda “Não” a essa pergunta; nesse caso, o MTR pode conter mais de um tipo de resíduo. Salientamos que não se trata aqui do armazenamento temporário de resíduos que é realizado internamente por unidades geradoras de diversos resíduos, mas sim de armazenamento em outra empresa ou unidade, como ocorre nas unidades de transferência de resíduos de serviços de saúde e algumas centrais de armazenamento de resíduos industriais, onde não ocorre triagem dos resíduos.

Caso responda “Sim”, será necessário inserir o CNPJ da empresa que fará o armazenamento temporário. Se você já utilizou esta empresa em outros MTRs, pode utilizar a ferramenta de busca representada por uma lupa. Ao clicar na lupa, você terá a listagem das empresas de armazenamento temporário que você já utilizou no Sistema MTR, caso se aplique.

No preenchimento de um MTR que utilizará um Armazenamento Temporário, você deverá indicar o transportador que fará o transporte desde sua unidade até o local do armazenamento temporário. A data de emissão do MTR será preenchida automaticamente pelo sistema. Caso não tenha informação no momento do preenchimento online do nome do motorista do veículo transportador, da placa e da data de transporte, você pode deixar esses campos em branco, imprimir o documento e preenchê-los manualmente quando estas informações forem disponíveis no momento do despacho da carga de resíduos junto ao transportador. Quando do recebimento, o Destinador irá indicar ao sistema estas informações, que serão automaticamente inseridas nas cópias digitais do respectivo MTR.

Já no caso de envio dos resíduos diretamente ao Destinador, sem a utilização de uma unidade de Armazenamento Temporário, você poderá incluir quantos resíduos desejar em um mesmo MTR, desde que todos estejam acondicionados no mesmo veículo de transporte e encaminhados para o mesmo Destinador, por meio do mesmo transportador, contrariamente ao que ocorre caso esteja utilizando armazenagem temporária, quando haverá um MTR para cada resíduo, mesmo que você esteja utilizando, para todos os resíduos, o mesmo veículo de transporte. Isso se deve ao fato de que, no armazenador temporário, resíduos distintos podem ter que ser consolidados em cargas diferentes para envio à destinação, sendo objeto de MTRs complementares diferentes; um mesmo MTR não pode constar em diferentes MTRs complementares (para aprender como um MTR complementar é emitido pelo armazenador temporário, acesse o tópico 4.9 Gerando um MTR Complementar)

Após o preenchimento da seção “Armazenamento temporário”, o gerador deve realizar a inserção no manifesto dos resíduos que serão destinados. Orientações detalhadas sobre a inserção de resíduos no MTR podem ser verificadas no tópico 4.2 Identificação dos resíduos no MTR.

Feita a inserção dos resíduos e rejeitos a serem encaminhados à destinação, o gerador deverá indicar os dados referentes ao responsável pela emissão do MTR e respectivo cargo na unidade geradora – os campos de razão social e CNPJ/CPF estarão automaticamente preenchidos -, bem como os dados do transportador e destinador dos resíduos que está despachando. Em caso de dúvida em algum campo, posicione o mouse sobre o campo de informação, para que o sistema lhe dê indicações rápidas de como preencher corretamente esses campos.

Para preenchimento dos dados do transportador dos resíduos, o gerador deve inserir seu CNPJ ou CPF, a partir do qual os campos relativos à Razão social, endereço e contatos desse prestador de serviço serão automaticamente preenchidos, com base nos dados de seu cadastro. Caso possua os dados de “Motorista”, “Data do transporte” e “Placa veículo” no momento do preenchimento do MTR, insira-os nos respectivos campos; do contrário, é possível salvar e imprimir o MTR com esses campos em branco, situação em que deverá preencher esses campos manualmente no MTR impresso antes da expedição da carga, para que o destinador possa posteriormente inserir esses dados quando receber o MTR no sistema.

Por fim deve ser identificado o Destinador dos resíduos, por meio da inserção do seu CNPJ ou CPF, a partir da qual os campos serão automaticamente preenchidos. Poderão ainda ser acrescentadas informações complementares que considere relevantes, utilizando o campo “Observações”.

Lembre-se que os Transportadores, os Destinadores e os Armazenadores Temporários a serem selecionados já deverão estar previamente cadastrados no Sistema MTR. Caso não estejam, você deverá solicitar aos mesmos que providenciem o cadastro correspondente no Sistema MTR-MG, para que você possa incluí-los nos MTRs a serem emitidos.

Após o preenchimento de todas as informações, é só clicar em “Salvar”. Para saber mais sobre a identificação dos resíduos no manifesto, veja as instruções na sequência no tópico 4.2.

Acesse o vídeo exemplificativo de como emitir o MTR:

Obs: para visualização em tela cheia no Youtube, assegure-se de configurar a qualidade do vídeo para 720p (HD ou maior).



Última atualização: segunda, 31 Ago 2020, 16:21