Menu principal do Sistema MTR  

Ao ingressar no Sistema MTR você verá a tela de boas-vindas ao Sistema MTR, onde estará disponível um menu de opções. A depender do seu perfil, você terá uma indicação gráfica dos MTRs que você emitiu como Gerador, dos MTRs nos quais você está como transportador e dos MTRs nos quais você é o destinador, além de uma mensagem de introdução e um grupo de opções (menu).

Através deste menu de opções você poderá, dependendo de seu perfil:                                                                                                                                                                                                                                                                  

No Menu Manifesto, emitir e gerenciar seus MTRs;

 No Menu Declaração, emitir suas DMRs como gerador e/ou destinador;

 No Menu Certificado, emitir seus CDFs -Certificado de Destinação Final (como Destinador) ou, enquanto gerador, acessar seus CDFs, emitidos pelos destinadores que receberam os resíduos gerados por você;

Alterar suas Configurações;

 No Menu Ajuda, acessar o Manual de Apoio ao Usuário e Perguntas Frequentes; e

 No Menu Legislação, acessar as principais normas relativas ao sistema e seus resíduos.

 

No menu “Manifesto”, você terá acesso às seguintes opções, de acordo com o perfil do usuário:

A opção de gerar MTR Complementar somente fica habilitada para Armazenadores Temporários, enquanto a opção “Novo MTR para Limpa Fossa (Romaneio)” apenas é habilitada para transportadores que ao cadastrar-se indicam realizar coleta e transporte de lodo de fossa séptica.

No menu “Declaração”, você poderá: 

 Gerar uma Declaração de Movimentação de Resíduos, de acordo com seu perfil;

 Cadastrar DMRs pendentes; e

 Visualizar suas DMRs já emitidas.

No menu “Certificado”, os destinadores poderão: 

 Gerar um Certificado de Destinação Final (CDF) de MTRs emitidos pelo sistema;

 Gerar um Certificado de Destinação Final (CDF) de MTRs não emitidos pelo Sistema MTR ou sem MTRs;

 Gerar um Certificado de Destinação Final (CDF) para rejeitos oriundos de acidentes;

 Visualizar seus CDFs emitidos como Destinador ou como Gerador.

No menu “Configurações”, o usuário do tipo administrador poderá:

 Alterar seus dados;

  Ativar o recebimento de notificações quanto à movimentação de resíduos;

  Alterar sua senha de acesso;

 Alterar seu e-mail;

 Incluir unidades para um mesmo CPF/CNPJ;

 Adicionar ou cancelar usuários; 

Já o usuário “ normal” terá acesso a menos opções no menu “Configurações”,  podendo apenas alterar sua senha de acesso e seu e-mail.

O usuário administrador pode utilizar a ferramenta “Receber Notificações” para que o sistema emita notificações a todos os usuários mencionados, quando um MTR é emitido ou recebido, independentemente da atualização que ocorre nas listagens de MTR dos usuários. Assim, quando um MTR é emitido, o Gerador, o Transportador e o Destinador envolvidos recebem uma notificação. O mesmo ocorre quando ele é recebido. Recomenda-se, caso você decida ativar esta ferramenta, que se indique um e-mail diferente do e-mail de usuário administrador registrado em seu cadastro inicial (para receber a senha).

No menu “Configurações”, na opção “Meus Dados”, o usuário administrador poderá ainda alterar os dados cadastrais da unidade, quando necessário, modificando perfil declarante, endereço, placas de veículos utilizados no transporte (caso seja transportador) e informações relativas às licenças ambientais originalmente indicadas no cadastro inicial. Não é possível alterar o CNPJ ou CPF da unidade, de forma que se essa informação for digitada de forma errada no momento do cadastro, deverá ser realizado novo cadastro com o CNPJ/CPF correto e solicitado o cancelamento do cadastro errado à Feam.

Quem necessitar comprovar que se encontra devidamente cadastrado no Sistema MTR, deve acessar o menu “Configurações” e “Meus Dados”. No final da página estará disponível o botão “Visualizar Ficha do Usuário”.

Ao clicar nessa opção, um arquivo em pdf com os dados cadastrais da unidade se abrirá e poderá ser salvo ou impresso. A Ficha pode ser utilizada comprovação a algum parceiro ou cliente quanto ao cadastro no sistema MTR-MG.

Você pode também utilizar no menu a opção “Ajuda”, através da qual você poderá consultar o “Manual de Apoio ao Usuário” e a seção de “Perguntas Frequentes”. É importante destacar que o “Manual de apoio ao usuário” também traz os procedimentos descritos nesse curso, sendo um importante completo material para subsidiar o aprendizado sobre o sistema pelo usuário.

 

Por fim você pode consultar as principais legislações referentes aos resíduos a serem declarados no sistema no menu “Legislação”.





Última atualização: segunda, 31 Ago 2020, 15:39