Campanha Novembro Azul: Juntos pela prevenção! 

Novembro é o mês da conscientização sobre a saúde masculina e a campanha Novembro Azul é uma oportunidade para lembrar a todos os homens sobre a importância do seu bem-estar.  

A campanha foi lançada no Brasil, em 2011, pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, organização social que se dedica a esclarecer a população sobre o câncer de um modo geral e as doenças cardiovasculares, além de fazer um trabalho voltado especificamente para a saúde do homem, e teve sua origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de alertar para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.  

A campanha do Instituto Nacional de Câncer – INCA e do Ministério da Saúde em 2023 chama a atenção para o cuidado com a saúde do homem e a prevenção do câncer, especialmente o de próstata, segunda doença que mais mata homens no mundo.  

Em 2023, de acordo com a estimativa feita pelo Instituto, são esperados 7.970 novos casos de câncer de próstata, em Minas Gerais, com a taxa bruta de 74,85 casos novos por 100 mil homens.  

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são: dor óssea; dores ao urinar; vontade de urinar com frequência; presença de sangue na urina e/ou no sêmen. 

Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 40 anos com fatores de risco (histórico familiar de câncer de próstata, raça e obesidade), ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).  

Em Minas, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) atua para sensibilizar a população masculina, gestores e profissionais de saúde quanto ao autocuidado e cuidado integral, considerando os fatores socioculturais relacionados à masculinidade, que repercutem sobre as condições de saúde deles, além de incentivar o cuidado acerca do diagnóstico do câncer de próstata. 

As Unidades Básicas de Saúde (UBS), presentes em todos os municípios mineiros, são as portas de entrada e ordenadoras do cuidado do Sistema Único de Saúde (SUS). O SUS oferece exames clínicos, laboratoriais, endoscópicos e radiológicos, além de procedimentos cirúrgicos e tratamento em hospitais habilitados em oncologia. Dentre os exames estão: biópsia de próstata, ultrassonografia de próstata por via abdominal, ultrassonografia de próstata (via transretal) e a dosagem de antígeno prostático específico.  

De acordo com o Ministério da Saúde, o tratamento do câncer de próstata é feito por meio de uma ou de várias modalidades, que podem ser combinadas ou não. A escolha do melhor tratamento é feita individualmente, por médico especializado, caso a caso, após definir quais os riscos, benefícios e mais bem resultados para cada paciente, conforme estágio da doença e condições clínicas do paciente.  

O câncer de próstata é uma realidade que não podemos ignorar, mas podemos enfrentá-la com informações e ações preventivas. Este mês, convidamos você a se informar sobre os fatores de risco, sintomas e opções de prevenção. 

Além do câncer de próstata, esta campanha também destaca a importância de adotar um estilo de vida saudável. Afinal, prevenir é sempre melhor do que remediar. Pratique atividades físicas, mantenha uma alimentação balanceada e evite o tabagismo e o consumo excessivo de álcool.  

Vamos juntos vencer o estigma que muitos homens têm em relação a exames médicos de rotina, e incentivar todos a fazerem o acompanhamento de saúde necessário, fazendo desse mês um momento de conscientização, cuidado e prevenção. 

Material complementar:  

 

 

Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas – DIDP
Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas – SGDP  

Última atualização: segunda, 13 Nov 2023, 14:31