Comunicados SGDP

COMUNICADO - 08/04/2022: Recadastramento anual de servidores aposentados

 
Imagem de Atendimento SGDP
COMUNICADO - 08/04/2022: Recadastramento anual de servidores aposentados
por Atendimento SGDP - sexta, 8 Abr 2022, 08:48
 

RECADASTRAMENTO ANUAL DE SERVIDORES APOSENTADOS

 

A partir de 01/04/2022 foi retomada a obrigatoriedade do recadastramento de servidores inativos (aposentados), servidores em afastamento preliminar à aposentadoria e pensionistas especiais, cujo pagamento do benefício é efetuado pela SEPLAG.

 

Estão disponíveis para o recadastramento presencial, os seguintes locais de atendimento:

 

Agências do Banco Itaú, em todo território nacional. Atendimento inclusive para beneficiários que optaram pela portabilidade, ou seja, possuem apenas a conta salário. O recadastramento também poderá ser realizado através de biometria nos Terminais de Autoatendimento (caixas eletrônicos), desde que o beneficiário já tenha cadastrada a biometria no banco, inclusive aqueles que optaram pela portabilidade;

Unidades de Atendimento Integrado - Postos UAI, considerando a necessidade de agendamento do atendimento presencial. Veja as informações de endereço das unidades e agendamento no link: https://www.mg.gov.br/pagina/unidades-de-atendimento-integrado-uai;

Unidade de recursos humanos do órgão/entidade de origem a que pertence o beneficiário;

Em Belo Horizonte – pensionistas especiais: UARH Unidade de Atendimento em Recursos Humanos – RH Responde;

Escritório de Representação da Secretaria de Estado de Governo, localizado em Brasília – DF.

 

Ressaltamos uma mudança importante, para fins de recadastramento presencial, a partir de 01/04/2022: as Administrações Fazendárias localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte e cidades do interior, assim como o Serviço Integrado de Assistência Tributária e Fiscal - SIAT´s, vinculados à Secretaria de Estado de Fazenda, prestarão atendimento apenas para os beneficiários pertencentes à Secretaria de Estado de Fazenda.

 

Beneficiários impossibilitados de realizar o recadastramento presencial, por motivo de problema de saúde ou que resida no exterior, deverão encaminhar documentação específica preferencialmente através de abertura de chamado no site do RH Responde (especificamente neste mês de abril de 2022, em razão do RH Responde estar indisponível, deverá ser utilizado para a ação o e-mail rhresponde@rhresponde.mg.gov.br até que o acesso ao sistema seja restabelecido).

 

Aos que residem em outro estado poderão efetuar o recadastramento em uma agência do Banco Itaú mais próxima de sua residência.

 

Não sendo possível o envio pelo RH Responde, a documentação poderá ser enviada pelos Correios diretamente à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, apenas para os casos de impossibilidade de recadastramento presencial, pelo motivo de problema de saúde ou residência no exterior. O endereço da unidade é:


Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão

Superintendência Central de Administração de Pessoal

Diretoria Central de Controle e Modernização do Pagamento de Pessoal

Rodovia Papa João Paulo II, nº 4.001, Cidade Administrativa, Prédio Gerais, Bairro Serra Verde, Belo Horizonte, Minas Gerais, CEP 31.630-901

 

No site do Portal do Servidor estarão disponíveis as informações quanto à documentação a ser apresentada, quando se tratar de recadastramento presencial ou documentação a ser enviada através dos Correios, assim como os locais de atendimento, conforme cada tipo de recadastramento e perfil do beneficiário:

 

https://www.portaldoservidor.mg.gov.br/index.php/recadastramento-anual-obrigatorio-de-inativos-ar

 

Os beneficiários que desejarem obter informações sobre o recadastramento, poderão acessar os seguintes canais de atendimento:

 

Portal do Servidor: www.portaldoservidor.mg.gov.br

RH Responde: (especificamente neste mês de abril de 2022, em razão do RH Responde estar indisponível, deverá ser utilizado para a ação o e-mail rhresponde@rhresponde.mg.gov.br até que o acesso ao sistema seja restabelecido).

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

 

• Somente os beneficiários aniversariantes do mês de abril estão aptos a providenciar o recadastramento em abril de 2022;
• Os beneficiários que fizeram aniversário em janeiro, fevereiro e março de 2022, estarão aptos a recadastrar em 2023, conforme o mês de seu aniversário.

 

Portanto, será seguido o seguinte cronograma: aniversariante do mês de abril recadastra em abril, aniversariante do mês de maio recadastra em maio, aniversariante do mês de junho recadastra em junho e assim sucessivamente. É necessário que o beneficiário esteja ciente que deverá aguardar o período oportuno de recadastramento, de acordo com o mês de seu aniversário.

 

AUXILIE-NOS NA DIVULGAÇÃO DESSAS INFORMAÇÕES AOS SERVIDORES APOSENTADOS, SERVIDORES EM AFASTAMENTO PRELIMINAR À APOSENTADORIA E PENSIONISTAS ESPECIAIS CUJO PAGAMENTO DO BENEFÍCIO É EFETUADO PELA SEPLAG.

 

Diretoria de Pagamento, Direitos e Vantagens – DPDV

Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas - SGDP