A mediação de conflito é um processo voluntário e colaborativo em que uma terceira pessoa imparcial, o mediador, auxilia as partes envolvidas em um conflito a dialogar e encontrar, juntas, uma solução mutuamente satisfatória. É uma alternativa pacífica à via judicial, baseada na escuta, respeito e autonomia das partes.
O mediador atua como facilitador do diálogo, ajudando as partes a construírem juntas a solução, sem sugerir acordos. É mais indicada quando há vínculo contínuo entre as partes.
O conciliador pode sugerir soluções para o conflito, buscando um acordo mais direto. É mais comum em relações eventuais, como em disputas comerciais ou de consumo.
Um ambiente de trabalho cooperativo e saudável é aquele onde prevalecem o respeito mútuo, a colaboração entre os membros da equipe e o bem-estar físico e emocional dos trabalhadores. Ele se caracteriza por:
Os conflitos interpessoais são inevitáveis porque surgem das diferenças de opiniões, valores, interesses e formas de comunicação entre as pessoas. No entanto, quando bem gerenciados, podem ser oportunidades de crescimento, aprendizado e melhoria nas relações.
A equipe da QVT atua com mediação de conflitos, apoiando servidores, gestores e equipes na busca de um ambiente de trabalho cooperativo e saudável.