Sistema MTR
7. Extra: Acesso de técnicos ao Sistema MTR
7.3. Menu “Relatórios MTRs”
No menu “Relatórios MTRs”, é possível acessar os seguintes relatórios:
Nesse menu é possível acessar os MTRs emitidos pelos usuários, bem como relatórios de dados que tem como origem as informações inseridas pelos usuários nos MTRs. Os principais relatórios desse menu serão brevemente apresentados a seguir.
Relatório R7 - Curva ABC de Geradores de Resíduos
Por meio desse relatório é possível identificar os geradores que geraram resíduos movimentados com MTR no sistema em determinado período de consulta, conforme ilustrado a seguir. É possível "afunilar" a consulta também utilizando os filtros de Classe, Gerador, Estado e Macrorregião.

No relatório é apresentada a lista de geradores, respectivos CNPJ/CPF, estado, macrorregião e município em que se localizam e as quantidades de resíduos geradas no período de consulta, em toneladas, ou, no caso dos resíduos de lâmpadas, em unidades.
O servidor/técnico pode ainda escolher se quer emitir o relatório em formato PDF ou como planilha do Excel.
Exemplo de relatório R7 em formato PDF:

Exemplo de relatório R7 em formato de planilha do Excel, que permite utilização de filtros, edições, somas, etc:

Nesse caso, além dos dados apresentados no relatório em formato PDF, consta também o código da unidade dos empreendimentos no Sistema MTR-MG.
Relatório R27 - Curva ABC de Resíduos - Gerados
Por meio desse relatório é possível identificar os resíduos gerados e movimentados com MTR no sistema, em determinado período de consulta. É possível especificar nos filtros de busca, resíduos específicos, gerador e macrorregião.

O relatório mostra a identificação dos resíduos, município, macrorregião e estado onde foram gerados, bem como as quantidades geradas.
O servidor/técnico pode escolher se quer emitir o relatório em formato PDF ou como planilha do Excel.
Exemplo de relatório R27 em formato PDF:

Obs.: Analogamente aos relatórios R7 e R27, que trazem informações por geradores e por resíduos gerados, os relatórios R8 e R28 trazem informações sobre os transportadores de resíduos cadastrados no Sistema e sobre os resíduos transportados para determinado período de consulta, e os relatórios R9 e R29 trazem informações sobre os destinadores de resíduos e sobre os resíduos destinados. Os dados gerados em todos esses relatórios baseiam-se nas informações inseridas nos Manifestos de Transporte de Resíduos.
R19 - Lista de MTRs por Usuário ou por Nº do MTR
Esse relatório permite ao servidor consultar os MTRs que possuem determinado CNPJ/CPF como gerador, transportador e/ou destinador para determinado período.
Para isso, deve inserir as datas que definem o período de consulta e o CNPJ/CPF da unidade de interesse, e clicar em “Pesquisar MTRs”.

Será apresentada a lista de MTRs que tem aquele CNPJ ou CPF como parte, respectivas data de emissão e situação do manifesto, ou seja, se o MTR foi apenas emitido (situação “Salvo”), se foi Recebido (situação “MTR Recebido”), se foi cancelado ou se está em armazenamento temporário.

Note que na coluna “Ações”, é possível fazer o download dos MTRs em PDF, independentemente de sua “Situação”. No caso dos MTRs recebidos também é possível emitir o relatório de recebimento.
Caso o intuito seja fazer download de algum MTR de número conhecido, em PDF, o servidor deve inserir o número do manifesto no campo existente na sessão “Pesquisar MTR por número” e clicar em “Pesquisar MTR”.

Essa ferramenta é bastante útil quando identificados MTRs específicos no “Relatório dos MTRs” que o servidor/fiscal deseja visualizar na íntegra. Por exemplo, podemos aplicar um filtro no “Relatório dos MTRs” e identificar MTRs que possuem informações de formas de destinação que não são compatíveis com o resíduo que consta no manifesto e querer “baixar” alguns desses MTRs para inseri-los em anexo a um relatório de fiscalização. Ou ainda baixar exemplos de MTRs cancelados. Utilizando esse campo do relatório, o servidor conseguirá fazer download dos MTRs de interesse e visualizar as informações completas do documento baixado, utilizá-lo como anexo de relatórios, etc.
R31 - Relação de Resíduos por Tecnologia de Destinação Final e por Gerador (MTRs)
Esse relatório permite gerar planilhas com os resíduos gerados e recebidos pelos respectivos destinadores, movimentados com MTRs, para determinado período de interesse (definido pelas datas inicial e final preenchidas na primeira sessão da página), com a possibilidade ainda de utilização dos filtros ilustrados a seguir:

Exemplo de planilha gerada por meio do R31:

Um exemplo de planilha resultante do R31 pode ser acessado aqui.
O relatório R31 é um dos mais usados para levantamentos mais robustos, pois permite obter dados detalhados sobre os resíduos movimentados, uma vez que, apesar de não especificar a que MTR os dados se referem, traz parte importante das informações dos MTRs recebidos em determinado período de consulta e de acordo com os demais filtros aplicados; esses dados incluem as principais informações sobre os resíduos (tipo, quantidade, classe) e sobre os respectivos gerador e destinador dos resíduos (razão social, CPF/CNPJ, código da unidade, município e estado onde se localizam).
Por ser um relatório bem completo, é uma das principais bases para a elaboração dos Panoramas sobre resíduos com base no Sistema MTR-MG, que vem sendo publicados pela Feam/SEMAD nos últimos anos. Esse relatório também subsidia fiscalizações de empreendimentos específicos - embora nesse caso, quando já conhecido determinado CNPJ ou CPF de interesse, seja mais usado atualmente o “Relatório dos MTRs” para fiscalizações, visto que esses apresentam dados detalhados, de cada MTR que envolve o estabelecimento objeto da consulta.
Assista a seguir o vídeo sobre o relatório R31. Para melhor experiência, sugerimos a utilização de fones de ouvido.
Relatório dos MTRs
Esse relatório permite gerar planilhas com a lista de MTRs que envolvem determinado gerador, transportador, destinador ou armazenador temporário, e respectivas informações nele contidas, para determinado período de interesse (definido pelas datas inicial e final preenchidas no cabeçalho da página).

Esse relatório é um dos mais usados quando queremos fiscalizar um empreendimento específico, uma vez que apresentam dados detalhados, de cada MTR que envolve o estabelecimento objeto da consulta.
No cabeçalho do relatório, são apresentadas duas opções para o servidor: “Relatório de MTRs Normal” e “Relatório de MTRs complementar”.
Se a intenção for pesquisar os MTRs convencionais, que tenha determinado gerador, transportador ou destinador como parte, deve ser assinalada a opção “Relatório de MTRs Normal”. Se a intenção for consultar os MTRs emitidos por um gerador conhecido, deve ser assinalada a opção “MTRs de gerador”; se a intenção for consultar os MTRs em que determinado empreendimento foi inserido como destinador, deve ser assinalada a opção “MTRs de Destinador”; se o intuito for consultar os MTRs em que determinado empreendimento foi inserido como transportador, deve ser assinalada a opção “MTRs de Transportador”. Para especificar o gerador, transportador, ou destinador de interesse é necessário preencher o CNPJ da unidade (campo “CNPJ de referência”) e clicar na lupinha.

No exemplo ilustrado acima, ao selecionar a opção “MTRs de Gerador”, aparecerão mais dois campos, opcionais, de Transportador e Destinador. Esses campos podem ser usados caso se queira obter a lista dos MTRs daquele gerador, cujos resíduos foram transportados por determinado transportador, ou destinados por determinado destinador. Analogamente, caso seja selecionada a opção “MTRs de Transportador”, aparecerão mais dois campos, para especificar Gerador e/ou Destinador; e caso seja selecionada a opção “MTRs de Destinador”, aparecerão os campos para especificar Gerador e/ou Transportador.
Vale mencionar que ao inserir um CNPJ e clicar na lupa de busca, caso se trate de um CNPJ que possui apenas uma unidade a ele vinculada, o campo “Razão Social” será automaticamente preenchido. Caso se trate de um CNPJ que possui mais de uma unidade vinculada, se abrirá a lista de unidades cadastradas naquele CNPJ para que o técnico selecione aquela para a qual quer emitir o relatório.

Preenchidos todos os campos necessários, é só clicar em “Gerar relatório”. Uma planilha no formato excel será gerada com a lista dos MTRs correspondentes aos parâmetros de busca, e respectivas informações sobre esses manifestos.
Vídeo explicando sobre o preenchimento dos campos do Relatório dos MTRs, visando geração de planilha com dados de MTRs "normais":
Um exemplo de relatório de MTRs pode ser acessado https://trilhasdosaber.meioambiente.mg.gov.br/mtrilhas/pluginfile.php/55817/mod_book/chapter/70/Exemplo_Relat%C3%B3rio.xlsx
Obs.: quando um empreendimento possui grande número de MTRs a ele associados e é usado um período de busca grande, o sistema pode não conseguir gerar o relatório de MTRs. Uma solução nesses casos é a emissão de mais de uma planilha, dividindo o período de busca e fazendo mais de uma consulta, cada uma gerando um relatório. Depois disso os dados podem ser unidos em uma planilha única, para fins de análise.
Se a intenção for pesquisar os MTRs complementares, emitidos por um armazenador temporário, deve ser assinalada a opção “Relatório de MTRs Complementar”. Feito isso, é só inserir o período de consulta e o CNPJ ou CPF do armazenador temporário cujos MTRs complementares se deseja listar, e por fim, clicar em “Gerar relatório”.

Um exemplo de planilha de MTRs complementares pode ser acessado https://trilhasdosaber.meioambiente.mg.gov.br/mtrilhas/pluginfile.php/55817/mod_book/chapter/70/Exemplo_rel_mtrs%20complementares_at.xlsx
A planilha mostrará a lista de MTRs complementares emitidos pelo Armazenador temporário (AT) indicado, no período de busca definido pelo técnico, o(s) número(s) do(s) MTR(s) "originais" que compõem aquela carga de resíduos a que se refere o MTR complementar, e os dados do AT, do transportador que levará os resíduos da unidade de armazenamento temporário para a unidade de destinação, bem como os dados do gerador, do transportador (que movimentou o resíduo na primeira etapa, do gerador até a AT) e do destinador dos resíduos.