Sistema MTR
4. MTR: tipos, emissão e recebimento
4.12. Recebimento do MTR Romaneio pelo destinador e finalização do MTR Romaneio pelo transportador
Ao final da rota prevista, o Destinador indicado receberá a carga de resíduos e procederá a “baixa” do MTR Romaneio no sistema, acessando para isso, no menu “Manifesto”, a opção “Meus Romaneios como Destinador”.
Para iniciar o recebimento do MTR romaneio, o destinador deve identificar na lista de MTRs romaneios aquele a ser recebido e clicar na seta verde correspondente (ação “Receber Romaneio”), conforme exemplificado.

Ao clicar nessa seta, aparecerá a seguinte tela para preenchimento pelo destinador:
O destinador deverá informar a data de recebimento do MTR Romaneio, motorista e placa do veículo (caso o transportador já não tenha inserido esses dados no momento do preenchimento online do Romaneio), o responsável pelo recebimento, a quantidade recebida do resíduo (nesse caso do lodo, em m³) e eventuais observações. Quando houver mudança na quantidade de geradores informada pelo transportador no momento da emissão do MTR Romaneio, caberá ao destinador retificar o dado, informando a quantidade real de geradores no momento do recebimento do MTR Romaneio. O destinador também pode corrigir a forma de destinação informada no campo “Tecnologia”.
Finalizado o preenchimento, é só clicar em “Receber”.
Após o recebimento dos resíduos pelo destinador, mesmo que não haja alteração na quantidade de geradores, o transportador deverá retornar ao sistema para concluir a submissão do MTR (“Finalizar MTR Romaneio”), acessando no menu “Manifesto” a opção “Meus Romaneios como Transportador”. Ao clicar em “Finalizar Romaneio” se abrirá a tela para informação das quantidades e os dados dos geradores envolvidos no MTR Romaneio.

Veja que embora o Destinador, ao dar o recebimento do MTR Romaneio, indique a quantidade recebida total, o transportador é quem, ao finalizar o Romaneio, deve indicar a quantidade de resíduos coletados em cada gerador.
É importante salientar que a soma das quantidades declaradas pelo transportador na finalização do Romaneio deve ser igual à quantidade recebida pelo destinador, declarada no recebimento do MTR no sistema; do contrário o transportador não conseguirá salvar o romaneio finalizado. Dessa forma, o destinador deve ter muita atenção ao proceder o recebimento de um MTR Romaneio no sistema MTR, especialmente em relação à quantidade de geradores e à quantidade recebida de resíduo, pois se inserir valores errados, o transportador terá problemas ao finalizar o MTR Romaneio.

Após finalizar o Romaneio, o transportador visualizará uma mensagem como a seguinte:

A situação desse MTR Romaneio será atualizada para “Finalizado” tanto para o transportador quando para o destinador.
Veja abaixo o vídeo que mostra como o Destinador realiza o recebimento do MTR Romaneio e como o Transportador realiza a finalização do MTR Romaneio no Sistema MTR-MG.
Após a finalização do MTR Romaneio pelo transportador, MTRs convencionais serão gerados automaticamente pelo sistema para cada um dos geradores (pessoa física) originalmente declarados no Romaneio. Ou seja, se o MTR Romaneio incluía 2 geradores (CPFs), após o recebimento pelo destinador e finalização do MTR Romaneio pelo transportador, 2 MTRs normais serão gerados pelo sistema MTR (um para cada gerador). O destinador poderá acessar esses MTRs acessando o menu “Manifesto”, opção “Meus MTRs”. No exemplo, a partir do Romaneio 32 ilustrado no item “4.11 Gerando MTR Romaneio” foram gerados os dois MTRs abaixo.

A partir desse momento, o destinador poderá inclusive emitir os respectivos Certificados de Destinação Final para esses MTRs.