4. MTR: tipos, emissão e recebimento

4.3. Salvando e imprimindo o MTR gerado

Com todos os campos corretamente preenchidos, clique no botão “Salvar” e aguarde o sistema gravar o MTR gerado na base de dados.


Caso não tenha esquecido de nenhum dado obrigatório, imediatamente você será informado do sucesso da gravação do MTR emitido e será encaminhado para a listagem de todos os seus MTRs emitidos (“Meus MTRs como gerador”), sendo possível acompanhar a situação de cada um deles. Ao salvar, o seu MTR já estará emitido e registrado.

O MTR emitido será disponibilizado em seu navegador (aba inferior esquerda de sua tela), no formato PDF, podendo ser imediatamente aberto e impresso.

Você deverá imprimir uma via deste MTR, para seguir com o veículo de transporte, tendo em vista que o Gerador, o Transportador, o Armazenador Temporário (quando utilizado), o Destinador e a SEMAD disporão, automática e imediatamente, de cópias eletrônicas deste documento, dispensando, portanto, impressões adicionais. A depender da situação, a impressão pode ser dispensada, desde que durante o transporte haja o porte do MTR em formato digital completamente preenchido (inclusive placa do veículo e motorista).

O MTR emitido terá um número sequencial e exclusivo, determinado pelo Sistema. Os primeiros dois dígitos se referem ao ano de emissão, seguido dos dígitos que indicam o mês de emissão, seguidos pelo número no MTR.


Nota Importante: Os MTRs emitidos terão, a partir da data de emissão, validade de 60 dias, se não utilizados (recebidos pelo Destinador indicado). Após esse período os MTRs mencionados serão automaticamente cancelados. Caso o MTR inclua Armazenador Temporário, a validade deste MTR permanece em 60 dias, a partir de sua emissão, para que o mesmo seja recebido no Destinador.