O PPA constitui-se de um conjunto de ações orientadas para incentivar a preparação pessoal e profissional dos servidores públicos no período que antecede a aposentadoria, com o objetivo de contribuir para que essa transição de momento de vida transcorra de maneira tranquila e planejada.
As ações do PPA têm foco em:
Oportunizar aos servidores públicos do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais em exercício nas unidades administrativas da Semad, da Feam, do IEF e do Igam a construção de uma transição tranquila e bem planejada para a aposentadoria.
Por meio de suas ações, o PPA propõe-se a minimizar fatores de risco e otimizar fatores de proteção que interferem no processo de adaptação saudável do servidor à aposentadoria, considerando as dimensões individual, psicossocial e organizacional.
Servidores prioritariamente lotados na Semad, na Feam, no IEF e no Igam que já cumpriram as exigências para requererem a aposentadoria ao Regime de Previdência Própria Social- RPPS ou ao Regime Geral de Previdência Social – RGPS e/ou aqueles que estão a 2 (dois) anos de cumprir as exigências para requererem a aposentadoria nos regimes supramencionados, sendo a adesão ao programa de livre e espontânea vontade do servidor.
Uma das ações que compõe o PPA é o acompanhamento individualizado para elaboração do Projeto de Vida, que pode ser definido como um processo de planejamento no qual se busca o autoconhecimento e estabelecem-se estratégias para alcançar objetivos pretendidos no âmbito pessoal e/ ou profissional, partindo da realidade e das necessidades atuais.
O Sisema oferece esse acompanhamento individualizado para os seus servidores aposentáveis. Caso tenha interesse pelos Encontros Individuais com a equipe do PPA para auxiliá-lo(a) na elaboração de seu projeto de vida para aposentadoria, gentileza realizar agendamento clicando no link.
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